

área a:
marítima

Praia da Vila
repleta de banhistas; é a praia de banhos mais concorrida do litoral Oeste.
A3
Fontes das imagens na galeria

A2
Paisagem Balnear,
que mantém as tradições e a economia da Nazaré vivas.
Fontes das imagens na galeria

A3
Praia do Norte, conhecida pelas ondas gigantes e pelo turismo desportivo de Surf
área a:
Praia do norte
A Praia do Norte não era muito utilizada tradicionalmente, porque o mar era demasiado tumultuoso para a pesca. Só desde o século XXI é que começou a atrair turistas e praticantes de surf. Em 2011, entrou para o Guiness World Records, com a maior onda alguma vez surfada; recorde quebrado em 2017, também na Praia do Norte.
A imagem da esquerda é do início do século XX (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com) e a da direita de 2025 (capturada para este projeto).
área a:
Praia da Vila
A Praia da Vila, também conhecida por Praia da Nazaré, é um local de forte presença de tradições, onde, se podem ver, por vezes, pescadores a coser redes, Mulheres das Sete Saias (traje tradicional), o Estendal de Secagem de Peixe (tradição local) e até recriações pontuais da Arte Xávega.
A fotografia da esquerda foi tirada por Horácio Novais, entre 1930 e 1980 (partilhada pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian), e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).
área a:
paisagem balnear
Como um núcleo tradicional da Nazaré, a Praia da Vila foi também onde se desenvolveu muita da atividade cultural e económica da região. Desde as barracas no areal (que atualmente já só são colocadas quando estão alugadas), passando pela venda do peixe seco, da bolacha americana e das bolas de berlim, até aos modernos restaurantes e bares da praia, o areal tornou-se uma fonte de sustento para os locais, além da sua componente social.
A fotografia da esquerda foi tirada nos anos 70 (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com) e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).

































