
área b:
florestal


Promontório
do Sítio,
uma formação rochosa, alcança os 110 metros de altura.
Fontes das imagens
na galeria
Forte de S. Miguel Arcanjo, na ponta do promontório, inclui um farolim de auxílio à navegação.
Fontes das imagens
na galeria

Ascensor da Nazaré,
marco cultural da vila, é conhecido pelas vistas panorâmicas da região.
área b:
promontório do sítio da nazaré
Com uma altitude máxima de 110 metros, o Promontório da Nazaré teve um papel relevante na cultura da região, sendo casa de várias lendas já desde o século XII, como a do Dom Fuas Roupinho. Atualmente, é visitado pelas suas atrações turísticas como o Ascensor, o Forte e a Ladeira do Sítio.
A imagem da esquerda é do início do século XXI (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com) e a da direita de 2025 (capturada para este projeto).
área b:
ascensor da nazaré
O ascensor da Nazaré liga o Sítio à Vila, passando pelo Promontório. Sendo um marco turístico da vila, com a entrada perto do centro e da praia, é um bom ponto onde visualizar o desenvolvimento da Nazaré, já que a natureza que o rodeava foi substituída por edifícios.
A fotografia da esquerda foi tirada no início do século XX (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com), e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).
área b:
forte de s. miguel arcanjo
A construção deste monumento teve início no reinado de D. Sebastião, em 1577, tendo sido alvo de várias remodelações, como a que instalou o farolim em 1903. Atualmente, é conhecido por ser um miradouro privilegiado sobre as ondas da Praia do Norte. No seu interior, alberga o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, a Surfer Wall e exposições temporárias.
A fotografia da esquerda foi tirada em 1924 (partilhada pelo blog miscastillos.blog) e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).

























