
Vila da Nazaré,
que se ergueu à margem da Praia da Vila, como habitação para os pescadores e as suas famílias.
Fontes das imagens na galeria

Sítio da Nazaré, atração principal da região, com pontos turísticos, culturais e uma visão panorâmica da vila
Fontes das imagens na galeria

Praça Sousa Oliveira,
antigo mercado de peixe, é hoje um centro de comércio e turístico.
área C:
urbana


área c:
vila da nazaré
A designação Nazaré é atribuída, desde 1912, ao conjunto urbano formado pelos núcleos populacionais da Praia, do Sítio e da Pederneira, com origens cronológicas e comunitárias diferenciadas, que se encontram urbanisticamente interligadas.
A fotografia da esquerda foi tirada nos anos 60 (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com) e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).
área c:
Praça sousa de oliveira
Inicialmente, um local onde repousar os barcos quando vinham do mar e um mercado do peixe, a Praça Sousa Oliveira é hoje uma zona de restauração, comércio e eventos culturais variados ao longo do ano.
A fotografia da esquerda foi tirada no início do século XX (partilhada pelo blog valadodosfradesfotos.blogspot.com), e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).
área c:
sítio da nazaré
O Sítio da Nazaré é conhecido pelas vistas panorâmicas da Praia da Vila e das povoações que a delineiam. Além disto, é o início do caminho até ao Forte de S. Miguel Arcanjo e miradouro para as ondas da Praia do Norte. É um centro religioso e cultural, com um santuário, um teatro e um coreto, entre outros. É também aqui que se encontram várias lojas de comércio tradicional e Meninas das 7 Saias a vender as clássicas bolachas de amendoim da Nazaré.
A fotografia da esquerda foi tirada no início do século XX (partilhada pelo site oficial da CM Nazaré cultosenhora.nazare.pt) e a da direita em 2025 (capturada para este projeto).































